As equipes de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) realizaram, nesta sexta-feira, 17, Dia Mundial da Reciclagem, uma palestra de sensibilização em uma empresa que atua no ramo de refrigerantes.
As palestras foram ministradas pelos servidores Daniele Castro, da Divisão de Resíduos Sólidos da Sema, que abordou a temática “Práticas Sustentáveis”, e Adriano Alex, que faz parte da equipe de Educação Ambiental da secretaria, e que falou sobre a rota do lixo.
Para a secretária, Julie Messias, a palestra da Sema sobre resíduos sólidos aos diferentes setores é crucial para promover práticas sustentáveis e garantir a conformidade com as regulamentações ambientais. “A Sena desempenha um papel vital ao levar educação ambiental em um processo de sensibilização dos diferentes setores, como o privado, sobre a importância da gestão adequada de resíduos sólidos, contribuindo para a proteção do meio ambiente e a saúde pública. Essa iniciativa ajuda as empresas a entenderem suas responsabilidades e a adotarem medidas eficazes para reduzir o impacto ambiental de suas operações”, afirmou a secretária da Sema.
As equipes de educação ambiental utilizaram um dos recursos da Mochila do Educador Ambiental, por meio do Flanelógrafo para falar sobre a rota do lixo.
“Explicamos todo o ciclo, desde o momento em que o lixo é gerado, até sua destinação final. Falamos sobre como podemos fazer a gestão integrada para a reciclagem desse resíduo, ou seja, o papel, o vidro, a borracha, o que são gerados nos diversos ambientes escolar, de trabalho, doméstico e outros”, explicou.
Willyam Wedmo Lira Lins é supervisor na empresa de refrigerantes onde as palestras foram ministradas. De acordo com ele, a gestão já atua na conscientização, mas, em alusão ao Dia Mundial da Reciclagem, eles resolveram chamar o governo para difundir ainda mais informação aos colaboradores.
“Atuar na preservação, conservação e conscientizar nossos colaboradores é uma das políticas da nossa empresa. Soubemos das ações de governo nesse sentido e pedimos esse suporte para agregar conhecimento aos nossos colaboradores, no sentido de eles difundirem a informação para fora da empresa também, aos seus filhos, amigos e comunidade. É uma grande preocupação da Solar a questão da destinação correta do lixo e a reciclagem”, afirmou.