Viveiro da Floresta
O Viveiro da Floresta, unidade de produção da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), tem como principal objetivo a produção de mudas de espécies florestais, frutíferas. O foco da produção de mudas é atender prioritariamente o pequeno produtor da agricultura familiar em projetos de fomento, como o Programa de Regularização Ambiental (PRA), fornecendo mudas gratuitamente para pequenos produtores da agricultura familiar, especialmente por meio dos Sistemas Agroflorestais (SAFs).
Inaugurado pelo Governo do Acre em 2005, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), o Viveiro abriga mais de 60 espécies florestais nativas e frutíferas e possui capacidade de produção anual de até 1 milhão de mudas.
O Viveiro é de suma importância para o fomento à recomposição florestal de áreas alteradas e degradadas ao reflorestamento, aos sistemas agroflorestais, à cadeia de fruticultura, à arborização urbana, e à manutenção da cobertura florestal do Estado do Acre, por meio da produção de mudas de espécies florestais nativas e frutíferas.
Atualmente, o Viveiro da Floresta conta com o apoio do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia para a produção das mudas, que tem o Banco Mundial como agência implementadora e a Conservação Internacional como a executora do projeto. Em conjunto com a Sema fortalecem às políticas públicas voltadas à proteção e recuperação da vegetação nativa e gestão das florestas no Estado do Acre.
Espécies disponíveis para doação
- Açaí Solteiro (Euterpe precatoria Mart.)
- Açaí Touceira (Euterpe oleracea Mart.)
- Buriti (Mauritia Flexuosa)
- Copaíba (Copaifera sp.)
- Jatobá (Hymenaea courbaril L)
- Seringueira (Hevea brasiliensis (Willd. ex A.Juss.) Müll.Arg.)
Procedimentos para o acesso às mudas produzidas pelo Viveiro da Floresta:
Para maiores informações, acesse a Instrução Normativa Sema Nº 1, de 04 de maio de 2025, que regulamenta o acesso, a solicitação e a distribuição de mudas produzidas nas unidades de produção de mudas geridas pela Sema, com o objetivo de atender o Programa de Regularização Ambiental e demais projetos de fomento, instituições, organizações e produtores rurais do estado do Acre.
Veja a seguir os documentos e procedimentos básicos para acesso às mudas do Viveiro.
- Produtor Rural
I – Documento com CPF;
II – Documento comprobatório de dominialidade do imóvel:
– Cadastro Ambiental Rural (CAR);
– Título de domínio em caso de assentamentos;
– Contrato de compra e venda, quando não houver inscrição no CAR;
- Morador de Área Urbana
I – Documento com CPF;
II – Comprovante de endereço
- Organizações Não Governamentais (ONGs), entidades públicas e privadas, e pessoas jurídicas
I – Enviar Ofício para o e-mail sema.gabin@gmail.com, com as seguintes informações:
II – Nome do solicitante ou da entidade;
II – Finalidade do uso das mudas;
III – Quantidade e espécies de mudas solicitadas;
IV – Local onde as mudas serão plantadas;
V – Shapefile da área objeto da ação para instituições parceiras;
VI – Solicitações oriundas de associações e cooperativas, devem estar anexado o documento comprobatório de seus associados e cooperados;
VII – Aos moradores de Florestas Estaduais, deve ser anexado cópia da Concessão de Direito Real de Uso (CDRU).
Endereço: Rod. Ac – 40, km 03, Nº 1.377, Bairro Loteamento Santa Helena – CEP 69.908-642 – Rio Branco – Acre.
Biofábrica Clones da Amazônia
Pertencente à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e localizada nas dependências do Viveiro da Floresta, esta unidade tem como objetivo a produção de mudas micropropagadas para atender as demandas do Programa de Regularização Ambiental (PRA), visando a recuperação de passivos ambientais em pequenas e médias propriedades da agricultura familiar.
A Biofábrica desempenha papel essencial no desenvolvimento científico e tecnológico do estado. A unidade fornece material genético de alta qualidade para instituições de ensino e pesquisa, contribuindo para o avanço das tecnologias agroflorestais e a produção de mudas.
Inaugurada em 2012, pelo Governo de Estado do Acre com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Fundo Amazônia, a unidade possui capacidade instalada para produzir 200 mil mudas de espécies frutíferas ao ano, com qualidade genética e fitossanitária pela técnica do cultivo in vitro.
A Biofábrica produz mudas frutíferas clonadas de banana e abacaxi de diferentes variedades, com o intuito de atender as demandas de execução e manutenção dos Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA´s) no âmbito do PRA/Acre.
Atualmente, a Biofábrica conta com o apoio do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (ASL) para a produção das mudas, que tem o Banco Mundial como agência implementadora e a Conservação Internacional como a executora do projeto. Em conjunto com a Sema fortalecem às políticas públicas voltadas à proteção e recuperação da vegetação nativa e gestão das florestas no Estado do Acre.
Endereço: Rod. Ac – 40, km 03, Nº 1.377, Bairro Loteamento Santa Helena – CEP 69.908-642 – Rio Branco – Acre.