Plano de Desenvolvimento Comunitário – PDC

O Governo do Acre tem buscado integrar as comunidades isoladas em um processo de desenvolvimento regional, empoderando as organizações comunitárias e fomentando políticas estaduais de desenvolvimento humano territorial sustentável. Neste contexto, o Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico e Sustentável do Acre (PROACRE) tem como objetivo estratégico proporcionar uma maior inserção das comunidades rurais no desenvolvimento regional, fomentando políticas estaduais que garantam a melhoria da qualidade de vida, sustentabilidade socioambiental e econômica dessas comunidades, ajudando na ampliação do acesso e melhoria da qualidade dos serviços básicos de saúde, educação e apoio a produção em bases sustentáveis. Uma da meta do programa é a elaboração dos Planos de Desenvolvimento Comunitários (PDCs), para 300 comunidades.

O Plano de Desenvolvimento Comunitário (PDC) nasce como um instrumento que levanta às necessidades e expectativas da comunidade, bem como as estratégias para a promoção do desenvolvimento local, necessárias a promoção econômica e socioambiental das famílias destas comunidades. Sua elaboração não se dá “para a comunidade”, mas sim “com a comunidade” buscando que a mesma se aproprie e se empodere, através da sistematização e domínio de seus problemas econômicos e socioambientais tornando-se a protagonista nas intervenções necessárias. É a comunidade se incorporando a vida social por direito próprio, tendo presença ativa e decisiva nos diferentes processos inerentes a sua dinâmica.

O governo do Estado conta com 100 Planos de Desenvolvimento já elaborados nas cinco regionais do Estado, sendo 29 para a regional do Tarauacá- Envira; 15 Purus, 19 Alto Acre, 20 Baixo Acre e 17 para regional do Juruá. A elaboração dos Planos se deu de forma descentralizado, envolvendo arranjos institucionais com diversas secretarias estaduais, gestores municipais e Organizações Não Governamentais (ONG`s).