Monitoramento ambiental voltado ao período da seca é tema de entrevista no Govcast

No Govcast, podcast do governo do Acre transmitido em cadeia pelas rádios Aldeia FM e Difusora, Instagram e Youtube, a titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Julie Messias, falou, na quinta-feira 11, sobre o monitoramento ambiental voltado ao período de seca que o estado vem enfrentando.

A secretária informou que o Estado conta com o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), que fornece todos os dados qualificados e quantificados que subsidiam o governo na tomada de decisão frente aos eventos extremos, e uma sala de situação, que realiza o monitoramento 24 horas.

Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Julie Messias, abordando sobre o monitoramento ambiental. Foto: Alexandre Noronha/Sema

“Todo o processo de monitoramento é realizado em parceria com órgãos do exterior e do governo federal, com plataformas que trazem imagens de satélite que cruzam os nossos dados para gerar uma informação qualificada; são dados precisos e de fonte oficial”, observou.

A sala de situação, composta por vários órgãos do governo, municipal, estadual e federal, diariamente transmite informações sobre o nível do rio e os focos de queimadas, para que os órgãos consigam se organizar neste período de seca.

Durante a entrevista foi apresentado mapa que destaca as estações hidrológicas destinadas a monitorar o nível da água dos rios e a qualidade do ar. Foto: Alexandre Noronha/Sema

Durante a entrevista, conduzida pelos jornalistas Diego Gurgel e Janine Brasil, foi apresentado um mapa que destaca as estações hidrológicas destinadas a monitorar o nível da água dos rios e a qualidade do ar, gerando um boletim publicado semanalmente no site da Sema. O Acre foi o primeiro estado a instalar e realizar todo o processo de monitoramento da qualidade do ar, efetuado em parceria com o Ministério Público do Acre (MPAC).

A entrevista foi conduzida pelos jornalistas Diego Gurgel e Janine Brasil. Foto: Alexandre Noronha/Sema

“Falar do meio ambiente, da garantia e da conservação dos recursos naturais é fundamentalmente falar da qualidade da saúde humana. Neste período de estiagem, sabemos que comumente na Amazônia a gente acaba tendo um trabalho maior para combater desmatamento e queimadas, por isso também monitoramos esses dois eixos e orientamos a fiscalização”, afirmou a secretária.

No Cigma é realizado o ranking dos municípios que se encontram com mais focos de queimadas. Para conter esses focos, o Estado atua nos municípios, promovendo fiscalizações intensas com objetivo de coibir os atos ilícitos. O trabalho também é realizado em parceria com os municípios e com a realização de campanhas educativas.

O Govcast, podcast do governo do Acre é transmitido em cadeia pelas rádios Aldeia FM e Difusora, Instagram e Youtube. Foto: Alexandre Noronha/Sema

“O governador Gladson tem uma visão de governo que tem sido muito eficiente. Nós integramos toda nossa atuação com os municípios; a Sema dialoga com todas as secretarias municipais de meio ambiente, por meio da rede estadual de governança ambiental. Nossa ideia é fortalecê-la e qualificá-la ainda mais”, disse Julie.