O Sistema Estadual de Áreas Naturais Protegidas do Acre – SEANP/AC (Lei nº 3.883/2021) reúne Unidades de Conservação (UCs) estaduais e municipais, reconhecendo também UCs federais, Terras Indígenas, Reservas Legais e Áreas de Preservação Permanente.
O Acre possui 16,4 milhões de hectares (ha), dos quais 7,7 milhões (47,3%) são UCs (federais, estaduais e municipais), nas categorias de Proteção Integral e Uso Sustentável, e Terras Indígenas (2,39 milhões ha – 14,55%). Nestas vivem 17.070 indígenas, de 15 povos, pertencentes a três famílias linguísticas (Pano, Arawak e Arawa), distribuídos em 197 aldeias, 36 terras e 11 municípios, além de 3 povos isolados.
A criação de UCs no Acre começou em 1981, com a Estação Ecológica (Esec) Rio Acre. O SEANP, como política de estado, busca integrar a gestão dessas áreas, garantir a proteção de ecossistemas, promover a comunicação entre órgãos gestores e atuar como corredor ecológico para dispersão da fauna.
Derivado do Zoneamento Ecológico-Econômico, o SEANP assegura proteção a quase metade do território e pode alcançar até 70% se incluídas reservas legais particulares e projetos agroflorestais.
Conheça as Unidades de Conservação Estaduais:
Dados do(a) Chefe do Departamento de Unidades de Conservação (UCs):
Nome: Mirna Pinheiro Caniso
Cargo: Socióloga
Portaria: PORTARIA SEMA – Nº 197, de 15 de agosto de 2024
E-mail: mirnacaniso@gmail.com
Parques Estaduais (PE)
Áreas de Proteção Ambiental (APA)
Florestas Estaduais (FE)
Áreas de Relevante Interesse Ecológico (ARIE)
Veja mais sobre as Áreas Naturais Protegidas:
Unidades de Gestão Ambiental Integradas – UGAIs
Se você tem interesse em desenvolver pesquisa nas Unidades de Conservação Estaduais, siga os passos e documentos a seguir:
- Formulário de pesquisa (baixe aqui);
- Acesse a Regulamentação de Pesquisa Científica nas UCs Estaduais (baixe aqui);
- Projeto em formato digital;
- Comprovante de registro no Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade (SISBIO) (caso envolva coleta de material biológico);
- Registro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) (caso envolva pesquisa com seres humanos);
- Submissão do conjunto de documentos acima através do e-mail: sema.gabin@gmail.com